quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CONHECENDO OS ANJOS

ESTUDO I


INTRODUÇÃO:

Os anjos são seres espirituais criados para ministrarem a Deus, seja na adoração ou no serviço de Deus em favor dos que hão de herdar eterna salvação, ou até mesmo para anunciar e executar o juízo de Deus. Há os foram confirmados em santidade, os bons, e os que foram confirmados em iniqüidade, os maus; estes ao contrário dos bons em rebeldia tentam impedir a obra de Deus.

“Nossa palavra ‘anjo’ se deriva do vocabulário grego ‘ângelos’, que significa ‘enviado’, ou seja ‘mensageiro’. Essa palavra grega é a tradução do termo Hebraico ‘mal’akh’, que também significa ‘mensageiro’. Os ‘santos’ anjos,pois, são servos ou mensageiros de Deus. comprem sua vontade de muitas formas. São servos de Deus na face da terra”. – Mullins.

O PROPÓSITO DE SUA ORIGEM:
Ø O ARCANJO: - Proteção de Israel ( Dn.12:1 ).
· -Luta contra Satanás ( Judas 9; Apc.12:7 ).
· -Anuncia a Vinda de Cristo ( I Tess.4:16 ).
Ø OS QUERUBINS guardam o trono de Deus ( Ez.10:1-4 ).
Ø OS SERAFINS se preocupam com a adoração a Deus perante o Seu Santo Trono ( Is.6:2-7 )
Ø AS DIFERENTES ORDENS de anjos, assistem a Deus em sua obra Soberana ( Col.1:16 e 2:10; Ef.1:21 e 3:10 )
1. São ministradores em favor dos que hão de herdar a salvação. Hb 1.4
2. Adoram a Deus. Is 6.1-13; Mt 18.10
3. São mensageiros de Deus – o próprio nome. Mt 1.20
4. Executam juízo divino. Gn 18
5. Acompanharão a Cristo por ocasião das últimas coisas.
Mt 13.49; 25.31; I Ts 4.16; II Ts 1.7-8.
6. Classificação:
a) Querubins: São os guardiões. Gn 3.24; Ez 10.1-20 (Ex 25.18-22)
b) Serafins: adoração e santidade. Is 6.1-7;
c) Arcanjos: anjos principais. Dn 10.13,21; 12.1; I Ts 4.16; Jd 9; Ap 12.7-9 – Exemplo: Miguel.
d) Anjos mensageiros: Dn 8.16; 9.21-22; Lc 1.19,26
7. Seres imortais (Lc.20 v. 35,36)

Os anjos não estão sujeitos á dissolução : nunca morre.



A CAPACIDADE DOS ANJOS

Seres velozes

Mt. 26 v. 53;Dn. 9 v. 21.

Seres poderosos
Dotados de poder sobre – humano
Sl. 103 v 20;
II Pe. 2 v. 11;
Is.37 v. 36; Mt. 28 v. 2;Ap. 20 v. 1-3
Dotados de poder delegado por Deus

II Ts. 1 v.7;

Seres dotados de inteligência superior

II Sm. 14 v.17,20; Mt. 24 v. 36;

Seres Gloriosos

Lc. 9 v. 26;

Os anjos são seres dotados de dignidade e gloria sobre-humanas.


Seres Numerosos

Dt. 33 v.2; Dn. 7v. 10; Ap. 5v. 11.

Ocupam diferentes posições

I Ts. 4 v. 16; Cl. 1 v. 16; I Pe. 3 v. 22; Jd. v. 9


O ARCANJO MIGUEL
Pretendemos a partir de agora estudar a respeito de cinco classes especiais de anjos, a começar por Miguel, o Arcanjo.

No grego encontramos Michael , heb. mika'el . O nome Miguel significa "quem é como El (Deus)?". A tradição sobre a existência de arcanjos não fazia parte original da fé judaica. Assim, na literatura bíblica, Miguel é introduzido em Dn 10:13,21 e 12:1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12:7. Embora algumas literaturas tenham Gabriel como outro Arcanjo (totalizando sete na literatura apócrifa e pseudepígrafa, onde quatro nomes são revelados: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel), a Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo, Miguel. Isto é demonstrado pelo fato de que nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4:16 e Jd 9, o termo só aparece no singular, ligado unicamente ao nome de Miguel, donde se conclui biblicamente que só exista um anjo assim denominado Arcanjo, ou anjo-chefe, e que esse Arcanjo chama-se Miguel.

OS SERAFINS
O termo hebraico é saraph . Quanto à origem exata e a significação desse termo, não existe concordância entre os eruditos. Provavelmente, deriva-se da raiz hebraica saraph , cujo significado é "queimar", o que daria a idéia de que os Serafins são anjos rebrilhantes, uma vez que essa raiz também pode significar "consumir com fogo", mas também "rebrilhar" e "refletir".
A única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras Sagradas fica no livro de Isaías (Is 6). Os serafins aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar o trono divino. Os seres vistos por Isaías tinham forma humana, embora possuíssem seis asas (Is 6:2). Estavam postos acima do trono de Deus (Is 6:2a), o que parece indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Uma dessas criaturas entoava um refrão que Isaías registra nas palavras: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; a terra inteira está cheia da Sua glória" (Is 6:3). Tão vigorosa era esta adoração, que é dito que o limiar do Templo divino se abalava e o santo lugar ficava cheio de fumaça.

OS QUERUBINS
No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.

No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). Uma função semelhante foi credita aos dois Querubins dourados, postos em cada extremidade do propiciatório (a tampa que cobria a arca no santíssimo lugar - Ex 25:18-22; Cf Hb 9:5), onde simbolicamente protegiam os objetos guardados na arca, e proviam, com suas asas estendidas, um pedestal visível para o trono invisível de Yahweh (veja Sl 80:1 e 99:1, para entender essa figura). No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26:31; 2Cr 3:7).
O ANJO GABRIEL
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deus").
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, e ali como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8:16; 9:21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8:17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9:22).
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas que descreve o nascimento de Cristo. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1:11-20) e de Jesus (Lc 1:26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1:19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens. Pode-se concluir, dizendo que na Bíblia, Gabriel é o "anjo mensageiro" e Miguel o "anjo guerreiro".

Conclusão: Os Anjos são seres criados por Deus, para serviço único e exclusivo ao Senhor. Não são deuses, não devem serem adorado, mais respeitados como Mensageiros de Deus para a Igreja aqui na terra.

O CRISTÃO PODE SER SUPERSTICIOSO?

O CRISTÃO PODE SER SUPERSTICIOSO?

TEXTO: JO 8.32-36

O QUE É SUPERSTIÇÃO?
Do latim. superstitione. O Dicionário Aurélio define superstição da seguinte maneira:
1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice.
2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos.
3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa:

· O Brasil, devido a mistura de raças (o índio, o negro e o europeu) é um campo fértil para as mais variadas e aberrantes superstições.
· A religião que deveria ser a sanadora deste problema, na verdade é a que mais o fermenta. (Gl 5.9)
· A religião indígena animista, o espiritismo africano misturado com práticas supersticiosas católicas, formaram e moldaram durante estes 500 anos as crendices do povo brasileiro.

VOCÊ ACREDITA NISSO?

· Não se sabe ao certo a origem exata de como a superstição começou influenciar na vida do homem.
· Mas com certeza essas práticas que existem hoje tem sua origem nas antiqüíssimas religiões da Assíria, Babilônia, Egito, Grécia e Roma. São práticas idólatras já há muito tempo condenadas pela Bíblia.
· O homem apartado de seu criador procura subjugar o reino das trevas através de amuletos, encantamentos, rezas portáteis e esconjuros aos quais atribuem poderes mágicos.
· São rituais pagãos.
· Existem superstições para todas as ocasiões e pessoas. Há aquelas que são ligadas a avisos tais como:
1. Borboletas negras = sinal de morte.
2. Caiu um talher = visitas chegando.
3. Viajar com padres = desgraça na certa.
4. Vestir roupa ao avesso = recebimento de dinheiro.
5. Sentir a orelha quente = alguém está falando da pessoa.
6. Morto de olho aberto = haverá outro morto.
7. Colocar vassoura virada atrás da porta faz a visita ir embora.
8. Passar debaixo de escadas traz azar.
9. Dormir com os pés voltados para a porta traz a morte.

· Tem ainda as superstições ligadas à medicina natural como simpatias para curar bronquite úlcera, dores e inflamações. Por exemplo:
1.Banhar os olhos em urina de recém nascido do sexo masculino cura conjuntivite;
2.Passar no pescoço o sangue de galinha preta cura inflamação na garganta;
3.Comer formigas para recuperar a visão;
4.A mulher deve beber um copo de água em que o marido tenha lavado o rosto para evitar aborto.

OUTRAS SUPERSTIÇÕES
· A sexta feira 13 é considerada o dia do azar.
· O costume de bater na madeira para afugentar o azar.
· O gato preto é considerado mau agouro. Porque?
A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio – e se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele. Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mística figura da feiticeira quanto a vassoura voadora.
· A ferradura é símbolo de boa sorte.
· Quebrar espelho traz azar?

EVANGÉLICOS SUPERSTICIOSOS OU ATO DE FÉ?

1. Maldições hereditárias. Eles crêem no poder do nome de Jesus e no poder remidor do Sangue de Cristo?
2. Colocar água sobre o radio ou tv. Simpatia ou ministração de fé?
3. Bíblia aberta no salmo 91. É um salmo protetor dos Cristãos?
4. Vendas de alianças, óleo ungido “de Israel”, correntes e pulseiras, sabonetes para descarrego, etc... ( compromisso com o povo de Deus ou charlatanismo?)

ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. ( Gl 5.1)

Liberte-se:
Muitos Cristãos precisam urgentemente serem libertos das crendices que assolam a sua vida espiritual. A única pessoa que leva vantagem em tudo isto é o inimigo de nossas almas: o diabo, nosso adversário. A Bíblia diz que ele cegou o entendimento dos incrédulos (II Co. 4:4). Por outro lado, Jesus, veio para nos libertar das crendices e superstições. O diabo prende as pessoas debaixo do medo desses espíritos, mas a Bíblia nos diz que o Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo (I Jo. 3:8). O único poder que pode libertar verdadeiramente o ser humano é a verdade através do evangelho de Cristo, pois ele mesmo disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8:32). Se estamos em Deus, o maligno não lhe poderá tocar
( I Jo. 5:18).

A EXISTENCIA DE DEUS E A TRINDADE

INTRODUÇÃO:

O estudo a cerca da Trindade é uma das mais polêmicas doutrinas Bíblicas. A mente humana é muito pobre para entender o sobrenatural em sua totalidade. Essa doutrina uma vez negligenciada faz com que heresias e distorções interpretativa das escrituras adentre em nossas igrejas.

A EXISTÊNCIA DE DEUS

Definir exatamente quem é Deus não se pode fazer meramente por palavras. Se não houver uma revelação acima de tudo do próprio Deus ao homem, nunca iríamos compreendê-lo. Acreditando ou não na Existência de Deus, o homem necessita de Deus para compreender a si mesmo e eis a questão que definirá o nosso destino eterno. Os dicionários procuram termos para designar quem é Deus, mas nunca encontram um sentido completo que os deixe satisfeitos. Porém a definição básica que os dicionários Bíblicos dão sobre Deus é esta: "Deus é um ser Existente por si mesmo, Infinito, Supremo, Criador e Conservador do Universo.
A Existência de Deus é uma verdade fundamental das Escrituras, que não tecem argumentos para afirmá-las ou comprová-las. Nossa principal base para crença na realidade de Deus se encontra nas páginas da Bíblia Sagrada. A Bíblia, portanto, não se destina ao ateu que nega a existência de Deus, nem ao agnóstico que nega a possibilidade de crer ou não na existência de Deus, e nem também para o incrédulo que rejeita a revelação de Deus.

A TRI-UNIDADE DE DEUS

A Palavra Tri-Unidade deriva de dois vocábulos latinos "Três” e "Unitas", que afirma a Doutrina de Três em Um, ou seja "Trindade".
Deus é trino e uno – Ele é um só Deus ( Dt 6.4; Is 45.21; 1 Co 8.5,6; Ef 4.6; 1 Tm 2.5), manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo ( Mt 28.19; 2 Co 13.14; 1 Pe 1.2). Cada pessoa é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e sim um só Deus ( Mt 3.17). Não devemos confundir a Tri-unidade com o Triteísmo.


TRITEÍSMO

Sustenta que há três Deuses, e não três distinções pessoais no Deus Uno. Porém a Trindade é bem estabelecida no Credo Atanasiano, que afirma "Adoramos um só Deus em Trindade e uma Trindade em Unidade, não confundindo as Pessoas e nem dividindo as substâncias”. Portanto existe um único Deus, subdividido em três pessoas PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, e não três deuses. É um Monoteísmo e não um politeísmo.

TRINDADE

Porém a Trindade é bem estabelecida no Credo Atanasiano, que afirma "Adoramos um só Deus em Trindade e uma Trindade em Unidade, não confundindo as Pessoas e nem dividindo as substâncias”. A Trindade, portanto, são Três Pessoas eternamente Inter-Constituídas, inter-relacionadas, Inter-Existentes, e, por conseguinte, Inseparáveis, dentro de Um único Ser e de Uma única substância ou Essência.
A Maior Proeminência do Antigo Testamento principalmente é revelar a Unidade de Deus. Pois se um Deus existe desde a Eternidade não houve lugar para outro. A Unidade de Deus se confirma principalmente pelo emprego da Palavra Hebraica "único", que é "Yacheed" (Leia Deut.6.4; Is.44.6; 43. 1 0; 45.5 e 1 Tm. 2.5; Mc. 10.18; 12.29 e Dt.4.35). Porém apesar da Essência Una de

Deus, a Bíblia ensina tanto sobre a Unidade de Deus, ou seja, que existe Um e apenas Um Deus,como também ensina que na Divindade Única há uma distinção Tríplice de Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
"A essência única e Indivisível, como um todo, existe eternamente. A Divindade como Pai, Filho e Espírito Santo, pelo que casa uma dessas três Pessoas possui a mesma essência, constituindo-se Pessoa distinta devido às certas propriedades Incomunicáveis, que não são possuídas em comum com as demais". As distinções pessoais podem ser percebidas facilmente no uso dos Pronomes Pessoais "Eu", "Tu” e "Ele". Portanto há uma Trindade de Personalidade. A Realidade Bíblica da Trindade de Deus é demonstrada claramente tanto no Antigo como no Novo Testamento (Leia Gn. 1.26.27; Isaias 6.8; Gn.11.7; Mt.28.19,20; 2 Cro.13.13, Mt.3.16,17; Jó. 14.16; Rm. 1.7; Hb. 1.8; At.5.3,4, etc.).
Portanto a Doutrina da Trindade é evidenciada pela Tríplice Manifestação Divina por Ocasião do Batismo de Jesus, pela Tríplice referência na Bênção Apostólica; pela menção de Três Pessoas Divinas nos ensinos de Cristo e Paulo ensinados no Novo Testamento revelam claramente a Doutrina da Trindade.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS:

Trindade – Crença em um Deus subdividido em três pessoas.
Tri-unidade – Crença em três pessoas em um só corpo.
Triteísmo – Crença em três deuses e não três pessoas – (Teoria inaceitável)