quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A EXISTENCIA DE DEUS E A TRINDADE

INTRODUÇÃO:

O estudo a cerca da Trindade é uma das mais polêmicas doutrinas Bíblicas. A mente humana é muito pobre para entender o sobrenatural em sua totalidade. Essa doutrina uma vez negligenciada faz com que heresias e distorções interpretativa das escrituras adentre em nossas igrejas.

A EXISTÊNCIA DE DEUS

Definir exatamente quem é Deus não se pode fazer meramente por palavras. Se não houver uma revelação acima de tudo do próprio Deus ao homem, nunca iríamos compreendê-lo. Acreditando ou não na Existência de Deus, o homem necessita de Deus para compreender a si mesmo e eis a questão que definirá o nosso destino eterno. Os dicionários procuram termos para designar quem é Deus, mas nunca encontram um sentido completo que os deixe satisfeitos. Porém a definição básica que os dicionários Bíblicos dão sobre Deus é esta: "Deus é um ser Existente por si mesmo, Infinito, Supremo, Criador e Conservador do Universo.
A Existência de Deus é uma verdade fundamental das Escrituras, que não tecem argumentos para afirmá-las ou comprová-las. Nossa principal base para crença na realidade de Deus se encontra nas páginas da Bíblia Sagrada. A Bíblia, portanto, não se destina ao ateu que nega a existência de Deus, nem ao agnóstico que nega a possibilidade de crer ou não na existência de Deus, e nem também para o incrédulo que rejeita a revelação de Deus.

A TRI-UNIDADE DE DEUS

A Palavra Tri-Unidade deriva de dois vocábulos latinos "Três” e "Unitas", que afirma a Doutrina de Três em Um, ou seja "Trindade".
Deus é trino e uno – Ele é um só Deus ( Dt 6.4; Is 45.21; 1 Co 8.5,6; Ef 4.6; 1 Tm 2.5), manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo ( Mt 28.19; 2 Co 13.14; 1 Pe 1.2). Cada pessoa é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e sim um só Deus ( Mt 3.17). Não devemos confundir a Tri-unidade com o Triteísmo.


TRITEÍSMO

Sustenta que há três Deuses, e não três distinções pessoais no Deus Uno. Porém a Trindade é bem estabelecida no Credo Atanasiano, que afirma "Adoramos um só Deus em Trindade e uma Trindade em Unidade, não confundindo as Pessoas e nem dividindo as substâncias”. Portanto existe um único Deus, subdividido em três pessoas PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, e não três deuses. É um Monoteísmo e não um politeísmo.

TRINDADE

Porém a Trindade é bem estabelecida no Credo Atanasiano, que afirma "Adoramos um só Deus em Trindade e uma Trindade em Unidade, não confundindo as Pessoas e nem dividindo as substâncias”. A Trindade, portanto, são Três Pessoas eternamente Inter-Constituídas, inter-relacionadas, Inter-Existentes, e, por conseguinte, Inseparáveis, dentro de Um único Ser e de Uma única substância ou Essência.
A Maior Proeminência do Antigo Testamento principalmente é revelar a Unidade de Deus. Pois se um Deus existe desde a Eternidade não houve lugar para outro. A Unidade de Deus se confirma principalmente pelo emprego da Palavra Hebraica "único", que é "Yacheed" (Leia Deut.6.4; Is.44.6; 43. 1 0; 45.5 e 1 Tm. 2.5; Mc. 10.18; 12.29 e Dt.4.35). Porém apesar da Essência Una de

Deus, a Bíblia ensina tanto sobre a Unidade de Deus, ou seja, que existe Um e apenas Um Deus,como também ensina que na Divindade Única há uma distinção Tríplice de Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
"A essência única e Indivisível, como um todo, existe eternamente. A Divindade como Pai, Filho e Espírito Santo, pelo que casa uma dessas três Pessoas possui a mesma essência, constituindo-se Pessoa distinta devido às certas propriedades Incomunicáveis, que não são possuídas em comum com as demais". As distinções pessoais podem ser percebidas facilmente no uso dos Pronomes Pessoais "Eu", "Tu” e "Ele". Portanto há uma Trindade de Personalidade. A Realidade Bíblica da Trindade de Deus é demonstrada claramente tanto no Antigo como no Novo Testamento (Leia Gn. 1.26.27; Isaias 6.8; Gn.11.7; Mt.28.19,20; 2 Cro.13.13, Mt.3.16,17; Jó. 14.16; Rm. 1.7; Hb. 1.8; At.5.3,4, etc.).
Portanto a Doutrina da Trindade é evidenciada pela Tríplice Manifestação Divina por Ocasião do Batismo de Jesus, pela Tríplice referência na Bênção Apostólica; pela menção de Três Pessoas Divinas nos ensinos de Cristo e Paulo ensinados no Novo Testamento revelam claramente a Doutrina da Trindade.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS:

Trindade – Crença em um Deus subdividido em três pessoas.
Tri-unidade – Crença em três pessoas em um só corpo.
Triteísmo – Crença em três deuses e não três pessoas – (Teoria inaceitável)

Nenhum comentário: