quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CONHECENDO OS ANJOS

ESTUDO I


INTRODUÇÃO:

Os anjos são seres espirituais criados para ministrarem a Deus, seja na adoração ou no serviço de Deus em favor dos que hão de herdar eterna salvação, ou até mesmo para anunciar e executar o juízo de Deus. Há os foram confirmados em santidade, os bons, e os que foram confirmados em iniqüidade, os maus; estes ao contrário dos bons em rebeldia tentam impedir a obra de Deus.

“Nossa palavra ‘anjo’ se deriva do vocabulário grego ‘ângelos’, que significa ‘enviado’, ou seja ‘mensageiro’. Essa palavra grega é a tradução do termo Hebraico ‘mal’akh’, que também significa ‘mensageiro’. Os ‘santos’ anjos,pois, são servos ou mensageiros de Deus. comprem sua vontade de muitas formas. São servos de Deus na face da terra”. – Mullins.

O PROPÓSITO DE SUA ORIGEM:
Ø O ARCANJO: - Proteção de Israel ( Dn.12:1 ).
· -Luta contra Satanás ( Judas 9; Apc.12:7 ).
· -Anuncia a Vinda de Cristo ( I Tess.4:16 ).
Ø OS QUERUBINS guardam o trono de Deus ( Ez.10:1-4 ).
Ø OS SERAFINS se preocupam com a adoração a Deus perante o Seu Santo Trono ( Is.6:2-7 )
Ø AS DIFERENTES ORDENS de anjos, assistem a Deus em sua obra Soberana ( Col.1:16 e 2:10; Ef.1:21 e 3:10 )
1. São ministradores em favor dos que hão de herdar a salvação. Hb 1.4
2. Adoram a Deus. Is 6.1-13; Mt 18.10
3. São mensageiros de Deus – o próprio nome. Mt 1.20
4. Executam juízo divino. Gn 18
5. Acompanharão a Cristo por ocasião das últimas coisas.
Mt 13.49; 25.31; I Ts 4.16; II Ts 1.7-8.
6. Classificação:
a) Querubins: São os guardiões. Gn 3.24; Ez 10.1-20 (Ex 25.18-22)
b) Serafins: adoração e santidade. Is 6.1-7;
c) Arcanjos: anjos principais. Dn 10.13,21; 12.1; I Ts 4.16; Jd 9; Ap 12.7-9 – Exemplo: Miguel.
d) Anjos mensageiros: Dn 8.16; 9.21-22; Lc 1.19,26
7. Seres imortais (Lc.20 v. 35,36)

Os anjos não estão sujeitos á dissolução : nunca morre.



A CAPACIDADE DOS ANJOS

Seres velozes

Mt. 26 v. 53;Dn. 9 v. 21.

Seres poderosos
Dotados de poder sobre – humano
Sl. 103 v 20;
II Pe. 2 v. 11;
Is.37 v. 36; Mt. 28 v. 2;Ap. 20 v. 1-3
Dotados de poder delegado por Deus

II Ts. 1 v.7;

Seres dotados de inteligência superior

II Sm. 14 v.17,20; Mt. 24 v. 36;

Seres Gloriosos

Lc. 9 v. 26;

Os anjos são seres dotados de dignidade e gloria sobre-humanas.


Seres Numerosos

Dt. 33 v.2; Dn. 7v. 10; Ap. 5v. 11.

Ocupam diferentes posições

I Ts. 4 v. 16; Cl. 1 v. 16; I Pe. 3 v. 22; Jd. v. 9


O ARCANJO MIGUEL
Pretendemos a partir de agora estudar a respeito de cinco classes especiais de anjos, a começar por Miguel, o Arcanjo.

No grego encontramos Michael , heb. mika'el . O nome Miguel significa "quem é como El (Deus)?". A tradição sobre a existência de arcanjos não fazia parte original da fé judaica. Assim, na literatura bíblica, Miguel é introduzido em Dn 10:13,21 e 12:1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12:7. Embora algumas literaturas tenham Gabriel como outro Arcanjo (totalizando sete na literatura apócrifa e pseudepígrafa, onde quatro nomes são revelados: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel), a Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo, Miguel. Isto é demonstrado pelo fato de que nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4:16 e Jd 9, o termo só aparece no singular, ligado unicamente ao nome de Miguel, donde se conclui biblicamente que só exista um anjo assim denominado Arcanjo, ou anjo-chefe, e que esse Arcanjo chama-se Miguel.

OS SERAFINS
O termo hebraico é saraph . Quanto à origem exata e a significação desse termo, não existe concordância entre os eruditos. Provavelmente, deriva-se da raiz hebraica saraph , cujo significado é "queimar", o que daria a idéia de que os Serafins são anjos rebrilhantes, uma vez que essa raiz também pode significar "consumir com fogo", mas também "rebrilhar" e "refletir".
A única menção a esses seres celestiais nas páginas das Escrituras Sagradas fica no livro de Isaías (Is 6). Os serafins aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar o trono divino. Os seres vistos por Isaías tinham forma humana, embora possuíssem seis asas (Is 6:2). Estavam postos acima do trono de Deus (Is 6:2a), o que parece indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Uma dessas criaturas entoava um refrão que Isaías registra nas palavras: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; a terra inteira está cheia da Sua glória" (Is 6:3). Tão vigorosa era esta adoração, que é dito que o limiar do Templo divino se abalava e o santo lugar ficava cheio de fumaça.

OS QUERUBINS
No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.

No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3:24). Uma função semelhante foi credita aos dois Querubins dourados, postos em cada extremidade do propiciatório (a tampa que cobria a arca no santíssimo lugar - Ex 25:18-22; Cf Hb 9:5), onde simbolicamente protegiam os objetos guardados na arca, e proviam, com suas asas estendidas, um pedestal visível para o trono invisível de Yahweh (veja Sl 80:1 e 99:1, para entender essa figura). No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26:31; 2Cr 3:7).
O ANJO GABRIEL
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deus").
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, e ali como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8:16; 9:21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8:17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9:22).
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas que descreve o nascimento de Cristo. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1:11-20) e de Jesus (Lc 1:26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1:19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens. Pode-se concluir, dizendo que na Bíblia, Gabriel é o "anjo mensageiro" e Miguel o "anjo guerreiro".

Conclusão: Os Anjos são seres criados por Deus, para serviço único e exclusivo ao Senhor. Não são deuses, não devem serem adorado, mais respeitados como Mensageiros de Deus para a Igreja aqui na terra.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Doutrina dos Anjos está bem ordenada parabéns, mas gostaria de ver a aplicação dela na atualidade, qual a possibilidade da manifestação de anjos em nossos dias? possuímos anjos específicos para nos guardar? é correto orar pedindo para que Deus envie um anjo para nos socorrer?