terça-feira, 17 de março de 2009

TABERNÁCULO CRISTO E A GRAÇA

INTRODUÇÃO:
Pelo menos 50 capítulos na Bíblia falam da construção, do ritual, do sacerdócio, do transporte do tabernáculo e de todo o seu significado. Também muitos outros lugares da Escritura falam em linguagem figurada em relação ao tabernáculo. O que causa espanto é a freqüência com que este assunto é negligenciado, e considerado insignificante.
O Tabernáculo é um Tipo de Cristo:

É espantoso notar que cada e todo detalhe e Palavra sobre o tabernáculo tem significado espiritual? Como nós olhamos a estrutura do tabernáculo, isto é, suas partes sem igual de mobília remissora, há grande simbolismo e tipologia neles encontrados. Lembre-se que tudo era o dedo apontando para o Messias. O tabernáculo, como um tipo, especificamente, e em detalhes projetado por Deus, apontaria ao caráter e aspectos do ministério de Cristo. Quanto mais ficamos familiarizados com o tabernáculo, mais ficamos familiarizados com Cristo e tudo aquilo que Ele quer dizer a nós. Isso é uma grande razão para ficar familiarizado com as Escrituras relacionadas ao tabernáculo.

Hebreus 10:20 "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,"

Colossenses 2:17 "Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."

João 1:14 "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."







O Tabernáculo era uma tenda portátil com uma armação de madeira, para dar estabilidade. O santuário inteiro consistia em três partes:

1. um átrio exterior incluído por cortinas apoiadas em pilares. Era oblongo na sua forma, e a entrada estava no lado oriental.
2. o altar de sacrifício (altar de bronze) estava dentro do átrio, em frente da entrada.
3. o próprio Tabernáculo foi localizado à parte ocidental do átrio. O Tabernáculo foi dividido por um véu ou cortina pendente em duas câmaras. A primeira câmara foi chamada o Lugar Santo, continha a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. Só os sacerdotes eram permitidos nesta parte. A segunda câmara foi chamada de Santo dos Santos, continha a Arca da Aliança. O Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos uma só vez no ano, no Dia da Expiação.

A área de Tabernáculo era de 50 metros de comprimento e 25 metros de largura. Havia uma cortina de 2,5 metros, feita de linho fino branco, que foi firmado em 60 suportes de apoio de bronze que cercavam e, com uma entrada pelo portão oriental. Dentro do átrio exterior estavam dois artigos de mobília, o altar de bronze, onde todos os sacrifícios eram feitos e a pia de bronze, onde os sacerdotes lavavam as suas mãos e os pés.

Materiais (ordenados por Deus)

'Ouro' (Divindade)

De acordo com Ex 38 eles deram 1269 Kg de ouro. O Ouro Puro ao longo das escrituras fala da divindade, que não pode ser imitada pelo homem. Ouro é feito por Deus e vem de Deus. Ouro fala da deidade de Jesus Cristo. Simboliza a glória divina do Senhor Jesus como o "Filho de Deus" e "Deus, o Filho".

'Prata' (Redenção)

De Prata vieram 4350 Kg. Ao longo das Escrituras, a prata figuradamente fala de redenção. Sempre era usada como preço de redenção:

Êxodo 30:16 " E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas. "

O tabernáculo estava apoiado em bases de prata. José e Jesus foram vendidos em preço de prata. Judas foi pago com moedas de prata como dizem as Escrituras. Prata é preço de redenção. Prata é símbolo da redenção realizada por Jesus Cristo. Isto prefigura a preciosidade de Cristo como o resgate para os pecadores. Também note que não há prata alguma mencionada no céu. As pessoas já terão sido redimidas.

'Bronze' (Juízo)

Um total de 3035 kg de bronze foi empregado para uso em lugares onde se necessitava de força excepcional, e a resistência ao calor eram importantes. O Bronze tem um ponto de fusão a 1,985ºC. Era importante no altar onde o intenso calor estava presente. Não é metal, pois é uma liga de cobre e zinco.
Bronze representa juízo. Quando Moisés fez a serpente de bronze, falou do poder da serpente, que é julgada através de se elevar o Filho de Deus:

Num 21:9 " E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. "

Azul (Céu)

Tecido de linho bordado com linhas de cor azul, púrpura, e escarlate. O hebreu usava mariscos para extrair o azul. Uma tintura brilhante foi excretada deste molusco. Esta cor luminosa sempre é mencionada primeiro. O homem precisou de algo que sugestionasse a idéia de céu como um lugar no qual Deus se revela mais completamente do que na terra. Então a cor azul representa o céu. O azul sempre foi mencionado ao longo do tabernáculo para lembrar o homem de que o seu destino é céu, e por causa de nosso Redentor, nós somos destinados a estar na Presença de Deus. O azul fala daquele que vem do alto ("do alto" é uma expressão judaica para o céu).
Jo 3:31 "Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos."

'Púrpura' (Realeza)
Os hebreus obtinham esta cor ao misturar o azul e a escarlata juntos. Esta intensa cor vermelho-purpúrea era uma cor de realeza (Real).
A cor púrpura simboliza a Jesus como Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas há outra importante verdade. A mistura de azul e escarlata. Azul fala do que vem do alto, e escarlata, representa sangue e morte, sacrifício. Púrpura é uma combinação de ambos, que falam de Cristo como Deus e Homem, a encarnação de Deus para morrer pelos homens. De algum modo misterioso Ele levou consigo a semelhança de carne pecadora.

Isaías 33:17 Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que está longe.

'Fio de escarlata' (Sacrifício)

A escarlata era extraída de um inseto Oriental (verme) que infesta certas árvores. Eram juntadas, esmagadas, secadas, e transformadas em um pó que produzia uma matiz carmesim brilhante. Escarlata fala de sacrifício e simboliza a Cristo em seus sofrimentos.
Efésios 5:2 " E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. "

'Linho Fino' (Pureza)
O linho era muito interessante. Feito de um linho egípcio, foi tecido finamente, branco resplandecente, e levou um nome especial, "byssus ". Este material era usado para artigos de vestuário para a realeza e pessoas de posição. Linho branco sempre fala de pureza e retidão:

Apocalipse 15:6 ; 3:5 ; 19:14
Os tecido de linho fino branco fala de retidão e simboliza Jesus, o Filho de Homem, imaculado, puro, e sem pecado.

I João 3:3-5 " E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro... E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado."


Pêlos de Cabras (Oferta pela maldição do pecado)

As cabras eram comuns naqueles dias e eles usavam o leite e a carne. A pele era usada para muitas coisas como garrafas de água, etc., e o pêlo delas, que era muito longo, escuro e liso, era trançado e tecido em pano.
A cabra era um animal sacrificial. A coberta de pêlos de cabra era a primeiro cortina sobre o tabernáculo. Esta cor desbotada nos fala de Jesus na sua humildade e pobreza. Peles de cabra eram usadas pelos pobres, e ao longo da Bíblia representa pobreza extrema. (ver. Ex 35.26; 26.7)

Hebreus 11:37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
E o pêlo fala de Cristo como separado, da mesma maneira que o pêlo teve de ser separado da cabra, assim, Cristo teve que sacrificar a Si mesmo, tirando das suas vestes para prover vestes para outros.
Outro ponto interessante sobre a cabra, é que ela era usada no Dia da Expiação. Depois que o sumo sacerdote levasse o sangue aspergido no Santo dos santos, ele entraria no átrio do tabernáculo e poria as mãos dele na cabeça do bode expiatório e confessaria em cima dele os pecados do povo. O bode era conduzido então, por um homem já preparado, ao deserto, e lá era deixado livre, significando que lá foram levados os pecados de Israel, que Deus havia perdoado. Isto nos faz lembrar de Jesus, humilde e pobre, se tornando por nós maldição, e, que podemos ter os nossos pecados lançados fora, na terra do esquecimento.

2 Coríntios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Peles de Carneiro tingidas de vermelho (Sacrifício Substitutivo)

Estas estavam costuradas juntamente com tiras de couro para formar a camada protetora seguinte da cobertura do tabernáculo. Um carneiro é uma ovelha masculina crescida, e o líder do rebanho. Um pastor pode ter um ou dois carneiros em um rebanho de ovelhas para que haja uniformidade. O carneiro sempre está para os olhos do judeu como um animal substituto, fiel até a morte. Por isto, é claro porque Deus proveu um carneiro como um substituto para Isaque, naquele dia quando a fé de Abraão foi manifesta.(Gn. 22:12-13)
As peles de carneiro foram tingidas de vermelho para representar o sacrifício de um substituto. Assim Jesus como o cabeça do gênero humano, o último Adão, sacrificou a Sua própria vida, como um substituto, para todos os que n'Ele crêem.

João 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Peles de texugo (aparência exterior sem atrativo)
Peles de texugo eram a coberta final, a cobertura exterior que todos viam. Elas eram resistentes e duráveis e muito simples em sua aparência. Mas como isto fala de Cristo? Fala de Cristo como homem. Não havia nenhuma beleza externa no tabernáculo, e assim era Cristo quando Ele veio para a terra, quando Ele montou o Seu tabernáculo entre os homens. Como o profeta predisse:

Isaías 53:1-2 QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

O que Jesus foi para aos judeus? Nada mais que alguém que passou, uma pele de texugo dura. O que é Jesus para o mundo hoje? Nada mais que alguém que passou, uma pele de texugo dura. Mas para nós, que abrirmos nossos corações a Ele, Ele é muito, muito mais. Ele é o Único digno de louvor, de Honra e de Glória. E dizia o povo: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré ?
(João 1:10-14 )
Madeira de Acácia (a humanidade Incorruptível) também chamada de Madeira de Cetim
A madeira de Acácia fala sem dúvida, da humanidade incorruptível de Cristo, porque nos é dito que a humanidade dele nunca viu a corrupção.
Salmo 16:10 ...nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

'Óleo' (A Unção do Espírito)

O óleo era obtido ao esmagar os frutos da oliveira na terra. Óleo, como nós sabemos, era o líquido usado quando eram ungidos o profeta, o sacerdote, e o rei nos dias do Antigo Testamento. E em várias passagens bíblicas o óleo é citado como um tipo do Espírito Santo.
(1 Jo 2:20; 1 Sm 16:13; Is 32:15)
Na Bíblia a árvore de Oliveira é símbolo de muitas coisas:

a) Beleza

Oséias 14:6 " Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano. "
b) Fertilidade

Salmo 52:8 " Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente."

c) Riqueza

Juízes 9:9 " Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?"

O Espírito Santo, então, como o óleo de oliva, é o que possui tudo aquilo que o homem precisa para a vida e a piedade. Riqueza, fertilidade, e beleza são todos Seus, em uma medida abundante. Jesus foi ungido por Deus como profeta, sacerdote, e rei. Tudo o que Cristo fez estava cheio de riqueza, fertilidade, e beleza porque Ele é o templo do Espírito Santo e cheio de toda a plenitude: (João 3:34)
É interessante que as azeitonas não eram batidas ou apertadas, mas esmagadas. Assim Jesus foi esmagado no Jardim de Getsêmani (Heb. Prensa de Óleo). O óleo da unção era restringido apenas para uso no tabernáculo, qualquer um que violasse a ordem seria morto. O óleo de oliva devia ser puro e nada mais que puro, porque representa o Espírito Santo. A palavra o "Cristo" é a fórmula grega para o hebraico "Mashiach" (Messias) os quais significam " o Ungido", literalmente "o que é coberto com óleo". O óleo também foi usado para ungir o Santo Tabernáculo e a sua mobília, e iluminar o candeeiro de ouro.

Especiarias para o óleo e incenso (Doce e suave fragrância para Deus)

Haviam três especiarias para serem adicionadas ao puro incenso e ao óleo:

Ex 30:34 Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;

a) Estoraque
Um pó das gotas de uma resina endurecida e fragrante encontrada na cortiça do arbusto de Mirra. A palavra significa " uma gota ".

b) Onicha
Um pó da cobertura córnea da concha de um molusco idêntico a um marisco encontrado no Mar Vermelho. Quando queimado, este pó libera um aroma penetrante. A palavra hebraica Onincha, significa –“ concha aromática". O Mar Vermelho é um bolsão de água morna isolada do Oceano Índico e é conhecido por suas subespécies peculiares de molucos.

c) Gálbano
Uma resina pungente, castanha que aparece na parte mais baixa do talo de uma planta de Ferula. Esta erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, flores amarelas e verde como folhas de samambaia. Tem um cheiro almiscarado, pungente e é valioso porque preserva o odor de um perfume misturado, e permite a sua distribuição por um período longo de tempo.

Nestas especiarias ou perfumes nós vemos a Jesus como o doce aroma, que traz alegria para o coração do Pai. Estes perfumes apropriadamente apontam à Cristo.

Ef 5:2 "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”

2 Cor 2:15-16 " Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?”

'As Vestes Sacerdotais

'O Vestuário do Sumo Sacerdote' (Exodo 28)
Esta seção está principalmente preocupada com a descrição das vestes cerimoniais do sumo sacerdote conhecidos como os ornamentos de glória e beleza. Nas cores e estilos, as vestes dos sacerdotes eram ricas em significados porque elas descreviam as belezas maravilhosas de Cristo, o Sumo Sacerdote e também os privilégios e deveres de todos os
sacerdotes de Deus, sejam os do Antigo Testamento ou todos os crentes do Novo Testamento. Nas suas vestes de glória e beleza, Arão se tornou tipicamente aquilo que Jesus Cristo era de modo intrínseco em todo o seu ser, em pureza e santidade.
'O Éfode' (28:6-14, 39:2-7)

As roupas dele tiveram que ser feitas especialmente por aqueles que tinham sido dotados de habilidade particular para a tarefa. Por cima de um manto de trabalho, o Sumo Sacerdote usava uma vestimenta chamada de 'éfode', feito de linho com ouro, azul, purpúra e escarlata. Estendia-se para a frente e atrás do corpo, em duas partes que foram apertadas junto ao ombro através de duas pedras de ônix fixadas em ouro. Em cada uma destas foram gravadas os nomes das doze tribos de Israel. Foram colocados seis nomes em ordem de nascimento em um ombro e seis no outro. Isto significa que todas as vezes que o o Sumo Sacerdote entrava no Santo Lugar, ele levava os nomes das tribos diante do Senhor, e de acordo com o caráter de sacerdote, ele representava estas diante de Deus.
De modo geral, um éfode era um manto ou xale, mas para o Sumo Sacerdote era um artigo de vestuário exterior particular, no estilo de uma túnica ou avental. Foi feito de linho azul, púrpura, e escarlata e havia linhas douradas tecidas nele. Foi feito em dois pedaços unidos junto aos ombros com ganchos dourados. Cada gancho era fixo com uma pedra de ônix gravada.
Tradição Judaica
De acordo com Josefo, as pedras de ônix gravadas foram projetadas nos ombros de forma que os nomes dos seis filhos primogênitos foram gravados na pedra à direita do ombro, e os seis filhos mais jovens na pedra no ombro esquerdo.
O éfode como um todo, com suas cores diferentes e materiais, simboliza a Cristo em seu ministério de Sumo Sacerdote. Cristo, o Sumo Sacerdote, leva o seu povo nos seus ombros, o lugar de força e assento de poder. Os ombros também falam de levar um fardo. Cristo, o Sumo Sacerdote, leva todo o fardo.

'A Faixa ou Cinto'

A frente e atrás do éfode foi feito como as vestes, uma faixa ou cinto que foram colocados sobre a cintura do sacerdote . E era de linho azul, púrpura, e escarlate entrelaçado com linhas douradas. Na linguagem da Escritura, o sacerdote devia ser 'cingido' com este cinto, para que ele fosse vestido completamente nos seus vestuários, ficando preparado e pronto para servir.

'O Peitoral' (28:15-29, 39:8-21)

Por cima do éfode, o Sumo Sacerdote usava um peitoral que era uma bolsa de aproximadamente 22 cm2 feito de material formosamente tecido. Na frente do peitoral foram firmadas as doze pedras preciosas em quatro filas de três. Em cada uma destas pedras foi gravado o nome de uma das tribos de Israel:

Êxodo 28:15-29 (Ler todo o texto)
O peitoral era feito um pedaço de tecido elaborado, acabado do mesmo material que o éfode. Eram duas tiras dobradas em si mesmas para formar uma bolsa quadrada na qual foram colocados o Urim e Tumim. O peitoral estava fixo em seu lugar por cadeias douradas presas aos ganchos do ombro de ônix e também por tiras azuis que prenderam o peitoral ao éfode. Evidentemente, havia um anel dourado pequeno preso a cada canto do peitoral para qual em troca foram conectadas as cadeias douradas e as tiras. As pedras no peitoral representaram as doze tribos de Israel, e eles foram levados continuamente diante do Senhor como um memorial. Já que as doze pedras estavam em um peitoral, eles falam da unidade do povo de Deus; enquanto a posição deles no peito de Arão fala do afeto de Deus para com o seu povo. Os nomes no peitoral sempre estavam perto do coração de Arão da mesma maneira que com Cristo e os seus queridos.

'Urim e Tumim' (28:30, cf. Nm. 27:21, 1 Sm.28:6)

Não se sabe com certeza o que o Urim e Tumim realmente eram, mas provavelmente eles podem ter sido duas pedras preciosas, possivelmente pedras preciosas que eram idênticas em sua forma. Um ou o outro poderia ser tirado da bolsa para prover um sim ou não, em resposta ao buscar o Senhor para direção.

Ex. 28:30 " Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente."

Na Escritura foi citado explicitamente que o Urim e Tumim estavam no peitoral, parecendo que eles estavam separados das doze pedras montadas no lado de fora. O nome Urim quer dizer "luzes", enquanto Tumim quer dizer "perfeições"; e estes significados conduziram alguns para colocá-las como sendo talvez pedras flamejadas de um modo particular para indicar "sim" ou "não".

"Nós não podemos tirar nenhuma outra conclusão senão a de que o Urim e Tumim sejam considerados como um meio, dado pelo Senhor ao seu povo, através do qual, sempre que a congregação necessitasse da iluminação divina para guiar suas ações, esta iluminação estaria garantida. Quando Deus estava descontente com o seu povo em uma história uma pouco mais recente, Ele recusou permitir o Urim e Tumim funcionar como meio de direção. Aparentemente quando faltou ao homem a maioria da revelação da Palavra de Deus, ele requereu alguma outra fonte de informação da vontade divina. " Keil e Delitzsch - Comentário do Antigo Testamento

'O Manto do Éfode' (28:31-35, 39:22-26)

Debaixo do éfode do Sumo Sacerdote havia um manto azul. Foram presos sinos (campainhas) dourados à orla e romãs do mesmo material penduradas entre os sinos.

O manto do éfode era um vestuário feito de tecido azul sem manga azul usado diretamente em baixo do éfode e estendendo-se algumas polegadas, provavelmente debaixo dele. Aparentemente havia uma fila de romãs bordados na orla (veja Ex 39:24) intercalados com tinir de sinos dourados que soavam quando o sacerdote se movia. Os sinos falam de escutar a Deus enquanto se está em seu serviço, e a sua música traz uma certa alegria. As romãs falam de frutificação (sementes abundantes) e é um símbolo da Palavra de Deus como alimento espiritual doce e agradável. O som dos sinos poderia ser ouvido quando Arão entrava no Santo Lugar diante do Senhor, e o seu povo ao escutar saberia que ele não tinha sido morto na presença de Deus, mas que a sua oferta por eles havia sido aceita por Deus.

Ex. 28:35 " E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra."


'A Mitra e Coroa' (28:36-38, 39:30, 31)

Na sua cabeça, o Sumo Sacerdote usava um turbante ou mitra de linho fino que era ligado ao redor da cabeça em rolos, como um turbante ou tiara. Na frente da mitra na testa de Arão, presa por uma tira azul, havia a lâmina dourada gravada SANTIDADE AO SENHOR. Esta era uma lembrança constante da aliança de santidade para o povo de Israel e para o Sumo Sacerdote em seu chamado. O Senhor disse a Moisés, 'Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. (Lv. 19:2).

O SACERDOTE
O Israelita arrependido que tinha levado até o portão do tabernáculo o seu sacrifício, havia alcançado o altar de bronze, e somente até aqui onde ele poderia se aproximar de Deus. Depois daqui, era de responsabilidade dos sacerdotes irem por ele, e concluir os ofícios sacerdotais no Lugar Santo.
Isto eles faziam como representantes do povo. Era um grande privilégio o seu chamado para o servir ao Senhor mais próximos do que o restante da congregação de Israel, ou daquilo que foi designado aos levitas.
A definição universal de um sacerdote é:Um ministro autorizado de uma deidade, que, em nome de um povo , oficia ao altar, e em outros ritos, agindo como um mediador entre a deidade e o homem ".A definição Bíblica de um sacerdote é:"Um oficial escolhido, ou um príncipe, habilitado por Deus, para se aproximar de Deus para ministrar em favor do povo. Ele é responsável para oferecer os sacrifícios divinamente ordenados por Deus, para executar os diferentes ritos e cerimônias referentes à adoração a Deus, e por ser um mediador entre Deus e o homem".
Um sacerdote é alguém que faz os sacrifícios, realiza os rituais e age como um mediador entre Deus e o homem. Isto significa que ele é responsável por oferecer aquilo para o qual foi divinamente designado por Deus, para executar os diferentes ritos e cerimônias referentes à adoração a Deus, e ser um mediador entre Deus e homem.
Os deveres de um sacerdote é ministrar (Serviço, Ensino, e Oração)
1) o primeiro era ministrar no santuário, que nesta época era o tabernáculo, mas quando Israel se tornou uma nação povoada foi o templo.
2) Em segundo, os sacerdotes eram responsáveis por ensinar ao povo a lei de Deus.
3) Por fim, quando a nação buscava a Deus, eram os sacerdotes que oravam para pedir direção.

CRISTO NOSSO SUMO - SACERDOTE
Os sacerdotes de Israel eram apenas sombras do nosso Grande Sumo Sacerdote , o Senhor Jesus Cristo. Algumas passagens nos dão uma compreensão da perfeição encontrada no caráter sacerdotal de Cristo:
(1) Cristo como Sacerdote foi designado e escolhido por Deus -Hebreus 5:5
(2) Ele foi consagrado com um juramento -Hebreus 7:20-22
(3) Ele não tem pecado -Hebreus 7:26
(4) O Seu sacerdócio é inalterável.-Hebreus 7:23-24
(5) O Seu oferecimento é perfeito e definitivo -Hebreus 9:25-28
(6) Ele Intercede continuamente -Hebreus 7:24-25
(7) Ele é o único Mediador - I Timóteo 2:5
CONCLUSÃO: O Tabernáculo,era a forma visível do povo de Deus relacionar-se com Deus e, através do sumo sacerdote, pedir perdão pelos seus pecados e receber o perdão do Altíssimo. Hoje o nosso corpo é um tabernáculo onde deve ter a santidade e reverencia ao todo-poderoso. E, através de Cristo, o nosso Sumo Sacerdote, temos o perdão de nossos pecados pois o sacrifício de Cristo é que nos purifica de todos os nossos pecados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amei o assunto em pauta, parabens pastor Brandão.

Anônimo disse...

Gostaria que houvesse, curso voltado a esse assunto, ministrado pela FATESB

Anônimo disse...

Achei muito extenso o assunto, mas de total proveito. Veleu Pastor Brandão.