quinta-feira, 28 de maio de 2009

DEUS TRINO











INTRODUÇÃO:

O estudo a cerca da Trindade é uma das mais polêmicas doutrinas Bíblicas. A mente humana é muito pobre para entender o sobrenatural em sua totalidade. Essa doutrina uma vez negligenciada faz com que heresias e distorções interpretativa das escrituras adentre em nossas igrejas.

A TRI-UNIDADE DE DEUS

A Palavra Tri-Unidade deriva de dois vocábulos latinos "Três” e "Unitas", que afirma a Doutrina de Três em Um, ou seja "Trindade".
Deus é trino e uno – Ele é um só Deus ( Dt 6.4; Is 45.21; 1 Co 8.5,6; Ef 4.6; 1 Tm 2.5), manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo ( Mt 28.19; 2 Co 13.14; 1 Pe 1.2). Cada pessoa é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e sim um só Deus ( Mt 3.17). Não devemos confundir a Tri-unidade com o Triteísmo.

TRITEÍSMO

Sustenta que há três Deuses, e não três distinções pessoais no Deus Uno. Porém a Trindade é bem estabelecida no Credo Atanasiano, que afirma "Adoramos um só Deus em Trindade e uma Trindade em Unidade, não confundindo as Pessoas e nem dividindo as substâncias”. Portanto existe um único Deus, subdividido em três pessoas PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, e não três deuses. É um Monoteísmo e não um politeísmo.

TRINDADE

Porém a Trindade é bem estabelecida no Credo Atanasiano, que afirma "Adoramos um só Deus em Trindade e uma Trindade em Unidade, não confundindo as Pessoas e nem dividindo as substâncias”. A Trindade, portanto, são Três Pessoas eternamente Inter-Constituídas, inter-relacionadas, Inter-Existentes, e, por conseguinte, Inseparáveis, dentro de Um único Ser e de Uma única substância ou Essência.
A Doutrina da Trindade é evidenciada pela Tríplice Manifestação Divina por Ocasião do Batismo de Jesus, pela Tríplice referência na Bênção Apostólica; pela menção de Três Pessoas Divinas nos ensinos de Cristo e Paulo ensinados no Novo Testamento revelam claramente a Doutrina da Trindade.


DEFINIÇÃO DOS TERMOS:

Trindade – Crença em um Deus subdividido em três pessoas.
Tri-unidade – Crença em três pessoas em um só corpo.
Triteísmo – Crença em três deuses e não três pessoas – (Teoria inaceitável)

OS ATRIBUTOS DE DEUS
O termo "Atributo", pode ser definido como qualidade ou característica essencial, permanente de distintiva. Os Atributos de Deus portanto são aquelas características essenciais permanentes e distintivas que podem ser afirmadas à respeito de seu Ser.

ATRIBUTOS NATURAIS

1- A VIDA DE DEUS - "A Realidade Bíblica da Vida e Verdadeiro" (Jer.10.10). Deus tem Vida; Ele ouve, vê, sente, age e portanto é um Ser Vivo. (Jer.1.1 0, At. 14.15, Cron. 16.9, Sal.94.9.10).

2- A ESPIRITUALIDADE DE DEUS - A Espiritualidade é fundamental a Existência de Deus. É a forma de Existência completa e Triuna de Deus. Deus é algo mais que uma condição de existência, como espaço ou o tempo. Ele não só existe e age. Ele é o Agente, Ator, Ser Vivo e o Espírito de Vida. Como realidade Bíblica estabelecida, Leia João 4.24; Deuteronômio 4.15-20,23, Isaías 4025, Lucas 24.39, 1 Tim. 1. 17, Atos 17.22-29, 14.8- 1 8, etc.

3-A PERSONALIDADE DE DEUS - Esta Verdade contrária ao "Panteísmo" que diz que tudo é Deus, o universo é Deus e Deus é o universo, ensina ainda que Deus não tem existência separada e distinta. Porém a Crença Universal que apoia a Existência de Deus é a crença em um Deus Pessoal. Podemos definir Personalidade como Existência dotada de Autoconsciência e do poder de Autodeterminação.

4- A ETERNIDADE DE DEUS - A Eternidade é a duração infinita sem começo e sem fim. Deus não teve principio nem terá fim. Ele conhece os acontecimentos presentes. Contudo o Passado, Presente e Futuro são igualmente conhecidos por Ele. Para nós os acontecimentos ocorrem um a um. Mas Deus vê todos acontecimentos como um todo ligado, como se fosse o único acontecimento. ( Gn.32-34; Ex.3.14; Dt.33.27; Sal.90.2; 102.24-27; Hb. 1. 12; Ap. 1.8; Is.44.6 e 57.15).

5 - A IMUTABILIDADE DE DEUS - Na qualidade de ser infinito, absolutamente independente e eterno, Deus está acima de possibilidade de mudanças. "Mudam as criaturas e tudo o que é da terra; Deus porém não muda. Sua realidade Bíblica pode ser vista em MI.3.6; 1 Sm. 15.29; 81. 102.26,27; Tg. 1 .1 7; Hb. 1 3. 8.

6- A ONISCIÊNCIA DE DEUS - A Onisciência de Deus desafia a nossa compreensão. A Palavra "Onisciência” se deriva de duas palavras latinas, "0mmes", que significa Tudo, e "Scientia”, que significa Conhecimento.
As Escrituras ensinam que Deus é Onisciente; sua compreensão é infinita; Sua inteligência é Perfeita. Deus conhece desde toda Eternidade aquilo que será durante toda a Eternidade (At. 15.18).

7- A ONIPOTÊNCIA DE DEUS
O poder de Deus não é conhecido nem limitado por qualquer pessoa fora dele mesmo. Deus pode fazer todas as coisas, nada é por demais difícil para Ele; Para Ele tudo é possível, Deus é Onipotente. (Mt. 19.26; Jó.42.2; Gn. 18. 14; Gn. 17. 1;Ex.6.3, etc.).

8- A ONIPRESENÇA DE DEUS

Este atributo está intimamente ligado à Onipotência e Onisciência de Deus, pois está presente em todos os lugares. Ele age em todos os lugares e possui pleno conhecimento de tudo quanto ocorre em todos os lugares.

OS ATRIBUTOS MORAIS

1- A SANTIDADE DE DEUS

A Santidade de Deus se poderia chamar de o atributo moral enfático de Deus. Nas visões de Moisés, Jó e Isaias, o que mais se salientou foi a santidade divina (Ex.3.4-5; Jó.42.1-6; Is.6.1-7; 1 Pedro 1.16; Ap.4.8; Lc.5.8; Hb.12.14; Is.6.3).



2-A RETIDÃO E A JUSTIÇA DE DEUS

Estes atributos são, na realidade, as manifestações da Santidade de Deus, em suas relações com os homens. A Santidade propriamente dita tem mais a ver com o caráter de Deus, enquanto que na Retidão e na Justiça, este caráter é expresso nas relações entre Deus e os homens.
Justiça e Retidão são simplesmente a santidade de Deus exercida para com as criaturas. A mesma santidade que existe em Deus desde a eternidade, agora se manifesta em justiça e retidão, logo que as criaturas inteligentes passam a existir.

3- O AMOR DE DEUS

O Cristianismo é realmente a única religião que exibe o Ser Supremo como Amor. Os deuses dos pagãos são irascíveis, seres odiosos que necessitam ser constantemente apaziguados. Não é assim o nosso Deus. Seu Amor, qual ponte transpõe o abismo do tempo. Permanece firme sob as mais pesadas pressões. As pressões e o peso do pecado do homem, não tem quebrado a Ponte do Amor, que se reflete na longanimidade de Deus.

4- A MISERICÓRDIA E A GRAÇA DE DEUS

O termo "Misericórdia” tem seu emprego mais freqüente no Antigo Testamento, ao passo que o termo "Graça” é mais freqüentemente encontrado no Novo Testamento. Misericórdia é comumente usado em conexão com o termo "Longanimidade". A significação dos dois termos em conjunto, parece ser equivalente à palavra “Graça” no Novo Testamento.

CONCLUSÃO:

Estudar o assunto sobre a trindade é de fundamental importância para todos os que desejam desenvolver bem o ministério da palavra e crescer em conhecimento.

Nenhum comentário: